Pular para o conteúdo principal

Rumo ao terceiro ciclo de quimio – cada vez mais perto da cura

Como o tempo passa rápido, já vou fazer o terceiro ciclo de quimioterapia. Quando iniciei confesso fui com muito medo, receio do que realmente iria acontecer. Toda ansiedade do tratamento, da touca térmica, como iria reagir aos medicamentos.
Nossa visão da quimioterapia é aquela que passa nos filmes, de um processo muito dolorido e sofrido, toda uma encenação de tudo que é ruim. Não que seja fácil, não estou dizendo isso. Mas, cada um reage de uma maneira, uns sentem realmente muito mal estar e outros não. Depende muito de cada pessoa.
Comigo quando fiz o primeiro ciclo fiquei muito apreensiva, medo do que poderia acontecer, como iria ficar depois. Eu sou muito medrosa mesmo com o desconhecido, com o novo. Mas, fui tão bem amparada pela Mazinha (enfermeira) que fui ficando tranquila durante todo o processo. Cheguei na clinica era 7.30h e fui para a sala colocar a touca antes de iniciar o processo dos medicamentos. Fui toda aquecida bota com lã, cachecol, meia, ponche de lã, parecia que estava indo para o polo norte. Tenho pavor de sentir frio e imaginei que não daria conta, mas alem de toda equipada para não sentir frio ainda pedi três cobertores. Como já fui com o cabelo molhado me ajudou bastante quando colocou a primeira touca que tem a temperatura de -20graus e assim ela foi trocando até por volta de 11hs quando terminou. No total foram 15 trocas!!!
Não é nada difícil de usar só a primeira que realmente estranhei porque congela mesmo a cabeça. Depois fui acostumando. Quanto a medicação não precisei colocar cateter, estou fazendo pela veia da mão mesmo, dói um pouco no inicio, mas depois não senti nada.
São tantos medicamentos que tomei. Uns que preparam para não sentir náuseas e enjoos e outros que realmente eu nem dei conta de perguntar para que serviam e somente depois que veio um saquinho vermelho que falei com meu esposo “essa e da quimio” que chamei de gotinhas milagrosas!
Graças ao bom Deus não tive nenhuma reação adversa depois da quimio, somente muito sono e um cansaço que parecia que tinha feito uma maratona rsrs. E assim fiquei por uns três ou quatro dias... depois fui melhorando gradativamente.
No segundo ciclo já fui mais tranquila porque sabia o que viria pela frente. Ainda fiz o uso da touca. Desta vez me recuperei mais rápido que da primeira vez, fiquei sonolenta e cansada por três dias, mas depois vida praticamente normal. Tenho me resguardado bastante para que minha imunidade não caia e possa fazer o tratamento dentro do esperado.
Sempre antes da quimioterapia preciso fazer exame de sangue para acompanhar como estou reagindo ao tratamento, e hoje (04/12) foi dia de realizar. Cedinho fui no laboratório realizar meu exame para que amanhã faça o terceiro ciclo da quimio. Como o tempo esta passando rápido, amanha será menos uma!!! Já serão três ciclos realizados e cada vez mais estou próxima da cura.
Talvez eu fique uns dias longe daqui, mas prometo tentar não ficar ausente.

Beijos no coração de cada um de vcs!!! E Lembrem de curtir a pagina e compartilhar com seus amigos. Minha intenção é poder tocar em mais corações.


⇒ Deixe seu comentário! O que você quer saber? 
⇒ Em breve mais posts!

Por Jeanne Sarchis 💗
Edição Rafael Sarchis e Fernanda Rangel 💚

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ano novo, hora de iniciar a segunda fase do tratamento!

Depois de alguns dias recarregado as energias, estou aqui de volta a rotina. Só que agora uma rotina diferente.  Hoje retornei ao Dr. Bruno (mastologista) e fiz mil pergunta. Ele com toda sua calma me disse uma coisa de cada vez, tudo a seu tempo. Amanhã inicio a segunda fase do tratamento.  Sendo que agora será semanal. Confesso que estou ansiosa... tudo novo de novo! Mas, sei que o mais difícil já passou. Meus exames de sangue  estão todos dentro do esperado e meu exame cardiológico está tudo ok, sem nenhuma alteração depois das sessões da quimio vermelha da primeira fase. Agora é entrar nesta etapa mais confiante que na primeira, pois sei que apesar de ser semanal já estou na metade do caminho e em breve estarei a aqui comunicando minha cura. 2018 será também um ano de muitas emoções! Minha consulta hoje me ajudou a  diminuir minha ansiedade e me fez lembrar de não pensar no todo e sim em um passo de cada vez, um dia após o outro, semana a semana e mês a ...

Logo depois...

Sai da clínica com a sensação de que estava tendo um sonho ruim. Achei que iria acordar em algum momento e tudo teria passado. Querendo muito o colo de minha mãe, mas infelizmente ela já está no plano espiritual há 11 anos. Então, corri para os braços de minha vizinha amada Lena, que é também minha mãe nas horas boas e difíceis. Só pensava e agora? Meus filhos? Meu marido? Minha família? Uma doença desconhecida para mim, cheia de estigma, cheia de dor...  Nesses 22 dias de exames até o diagnóstico confesso que foram muito piores do que saber que se tratava de câncer de mama.  Sai depois do diagnóstico cheia de exames para fazer só que agora para iniciar a quimioterapia. Ultrassom do abdômen total, exame de sangue, tomografia do tórax com contraste de iodo, cintilografia óssea e mais outro exame complementar nos fragmentos da biópsia. Todos os exames me reviraram do avesso... Buscando novas opiniões... Como de praxe resolvemos consultar outras opiniões médicas...

A importância de manter a auto estima

Desde que iniciei meu tratamento de quimioterapia e por aconselhamento médico tive que me afastar da minha atividade de trabalho para que pudesse resguardar minha saúde e também que minha imunidade não caísse. Comecei a ficar em casa e decidimos eu e meu esposo que não poderia parar de tudo. Então, redefinimos as funções da nossa empresa e montei "meu escritório" em casa. Acordo e faço tudo no meu tempo e condição física. Mas, simplesmente não vou e resolvo as pendências da empresa.  Levanto e me arrumo como fosse sair para trabalhar. Me arrumo mesmo! Coloco roupa de sair, maquiagem e escolho qual turbante colocar. Gente, isso faz uma diferença enorme pro ego, não dá oportunidade para o desânimo chegar. No início meus filhos perguntavam: “Mãe, você vai sair?” E eu dizia: “Não. Vou ficar em casa mesmo.” E eles não entendiam nada. Me arrumo para mim mesma, para me sentir bem, bonita e não deixar a tristeza chegar. Às vezes, acordo cansada principalmente após as ses...