Pular para o conteúdo principal

Alimentação, unhas, cabelo, pele...como fica o corpo durante o tratamento!



Quando iniciei o tratamento imaginei várias coisas, tive e tenho muitas dúvidas ainda. Cada dia surge uma questão nova. No início ficava preocupada com meu cabelo de como seria se ele caísse.  Fiz a opção da touca térmica que falei em outro post.

Para mim não foi tão eficaz porque meu cabelo caiu mais em cima da cabeça e numa região só. Fiz a opção depois do segundo ciclo da "vermelha" em raspar,  usar a peruca e acessórios como lenços e turbantes. E falo que foi libertador raspar meu cabelo. Passei a me ver como realmente sou sem, literalmente nenhuma máscara. Estou utilizando shampoo e condicionador de neném. Aqueles neutros porque o perfume pode enjoar.

Outra coisa que faço praticamente todo dia é me maquiar! Um lápis preto no olho levanta qualquer astral. Mas, uma dica que dou é que usem somente seus produtos e olhem sempre a validade deles, porque nossa pele fica muito sensível. E procurem produtos hipoalergênicos.

E quanto as unhas??? Uma das minhas primeiras perguntas. Como seria? Não poderia fazer nada? Então, durante o tratamento não devemos tirar a cutícula porque podemos nos machucar e dar margem para alguma infecção.  Estou utilizando um redutor de cutículas que amolece e vai tirando naturalmente e eu mesma faço isso. Comprei lixa, palito, alicate (uso somente em caso de ter alguma pelinha solta), esmalte hipoalergênicos nas cores clarinhas tipo nude, renda. Montei meu próprio kit que levo na manicure só para esmaltar! Não poderia ficar sem fazer!!!

Mas, observem sempre suas unhas, porque podem sofrer alguma alteração durante o tratamento como escurecer e ficarem manchadas. E sempre perguntem a seu médico se podem fazer, porque cada caso é um caso!

Quanto a minha pele, ela está muito ressecada, principalmente as mãos e os pés. Então, é necessário muita hidratação com água  e estou utilizando por orientação do meu médico oncologista um  creme da Neutrogena que é hidratante corporal intensivo sem fragrância ai passo depois do banho no corpo todo e várias vezes nos pés e mãos rs. Tem sido um ótimo aliado e esse não era um hábito que eu tinha ... e tem dado certo porque ele não mela a pele. Uma dica é não usarem hidratantes neste momento tipo natura, avon pois, além do perfume forte eles não são indicados nesta fase.

Quanto aos cuidados com a higiene bucal, tenho feito a escovação sempre após cada alimentação primeiro que nosso paladar muda, as vezes fica sem gosto nenhum outro momento com um gosto de ferro. E também porque fica muito sensível nossa gengiva.

Antes de iniciar o tratamento fiz uma consulta com minha mega ultra amiga de longa data Dr. Juliane Prenassi (ah eu sou sortuda. Tenho uma linda dentista que me socorre sempre.  Amo vc amiga!) Ela fez uma limpeza e olhou se precisava fazer alguma coisa. Naquele momento não foi preciso.  Mas, já me socorreu algumas vezes.

Por indicação da Mazinha, tenho feito bochecho com bicarbonato de sódio e é um ótimo aliado neste momento além de cicatrizar algumas eventuais aftas ou feridinhas que podem acontecer e ajuda a prevenir e melhorar o hálito também.

Quanto minha alimentação fiz também no início do tratamento uma consulta com a linda nutri Priscilla Goretti que atende na Neoclinica. Ela me passou um plano alimentar que tem sido um excelente aliado, pois tenho mantido meus índices do exame de sangue sem sofrer muita alteração. Já fiz outra consulta semana passada para ajustar algumas coisas, pois já estou sentindo as alterações no meu peso devido o uso dos antialérgicos  (corticoides) que venho tomando para prevenir alguns efeitos colaterais da quimio.  Meu rosto já está igual uma bolacha trackinas 😅😅😅 Porque além de reter líquido o uso de corticoides aguça a fome para carboidratos. 

Tem dia que fico sem fome e tem dias que como sem parar, por isso é importante se auto conhecer e prestar muita atenção nestes momentos de gula... afinal comer é muito bom né.  Aí que entra a ajuda da família para te alertar e voltar a comer as comidinhas saudáveis (muita fruta legumes verduras ovos e carne branca) lembrando sempre de higienizar!

Ah durante a quimio fuja do sol porque pode deixar a pele manchada. Esse tem sido minha maior dificuldade pois amo sol!!! Mas tudo por uma boa causa, não é? Vou ter muito tempo para curtir meu amado sol!

Acima de tudo pergunte tudo ao seu médico, ele sempre vai te responder todas as suas dúvidas e dizer o é melhor para cada um.  Lembrando sempre que cada caso é um caso!

Uma dica que tem me ajudado bastante é que tenho feito uma lista de dúvidas no bloco de notas do celular e vou enumerando para quando chegar na consulta não esquecer nadinha.

Espero ter contribuido um pouquinho com algumas dúvidas que tive até o momento.

Acredite na energia! Beijos fraternos no coração de todos vocês.

E lembrem : compartilhem a página
Blog: acreditenaenergia.blogspot.com.br
Face: Acredite na Energia
Instagram: @acreditenaenergia
Por Jeanne Sarchis 💗
Edição Rafael Sarchis e Fernanda Rangel 💚





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da Fisioterapia no Pré e Pós-operatório imediato de Mastectomia:

Ola, queridos amigos! No mês  março iniciei a fisioterapia a fim de me preparar para cirurgia que vou realizar agora em maio. Sendo assim, pedi que o meu fisioterapeuta explicasse um pouco aqui a importância da fisioterapia nesta fase do meu tratamento, visto que ja estou quase terminando a quimioterapia. A abordagem fisioterapêutica inicia-se no pré-operatório visando a prevenção de complicações físicas e biomecânicas após a realização da cirurgia. Isto se torna fundamental pelo fato da invasão causada durante o procedimento ser consideravelmente agressiva ao corpo, onde a paciente permanece em uma posição desconfortável para a articulação do ombro, durante toda a cirurgia.  Sabendo disso, a fisioterapia tem o papel de preparar a articulação para este momento, seja fortalecendo o grupamento muscular, ganhando ou mantendo uma amplitude de movimento satisfatória do ombro.  Esta última se torna mais visível pelo fato da   agressividade cirúrgica, inatividade e

As voltas que a vida dá

Essa semana iniciou muito especial. Fui convidada por minha querida amiga, de longa data, além de também ser psicóloga Fabiana Tolomelli a participar do seu lindo projeto “Viva ventre”, em que ela e sua sócia, Mayra Massote que é fisioterapeuta atendem na Clinica Feminina Florescer. Para mim foi uma experiência única, pois estou tendo a oportunidade de voltar neste momento tão importante de minha vida para minha querida profissão: a psicologia! A vida dá voltas e essa oportunidade foi gratificante. Pois, estou retornando com esse projeto voluntário onde atendem mulheres que passaram ou estão passando pelo câncer e onde temos a oportunidade de resgatar a autoestima, e curar a dor através do AMOR.  Através da dança do ventre, da fisioterapia e da psicologia! Não tenho palavras para descrever o que realmente senti e tão bem fui recebida por essas mulheres guerreiras. Fica aqui a minha GRATIDÃO eterna!!!  ⇒ Deixe seu comentário! O que você quer saber?  ⇒ Em b

Campanha Pascoa Solidaria Acredite na Energia

A Campanha Pascoa Solidaria Acredite na Energia e nosso primeiro projeito social que tem como proposito levar a doçura da Pascoa para as crianças carentes. Nossa ideia principal e entregar a cada criança uma caixa de bombom. Temos como meta atingir a coleta de 180 caixas, mas caso não atingirmos esse numero iremos abrir as caixas e dividir os total de bombons pelo numero de crianças (180) e fazer saquinhos personalizados para que cada criança seja beneficiada. Consegui parceria com diversas lojas em Juiz de Fora e Bicas que se propuseram de imediato a ajudar nossa campanha. São elas: Ary Moveis - Rua Marechal Deodoro, 259. Centro Cláudia Del` Duca Acessórios - Rua Gerardo Marine, 101. Grajaú Colégio Planeta - Rua São José, 63. Vitorino Braga Eletrônica São João - Rua São João, 54. Centro Marlize Franco - Rua Rui Barbosa, 591 loja 106. Bretas Santa Terezinha Patricia Martins Calçados - Rua Rui Barbosa, 813. Santa Terezinha Pititinnn - Rua Moraes e Castro, 141.