Pular para o conteúdo principal

Alimentação, unhas, cabelo, pele...como fica o corpo durante o tratamento!



Quando iniciei o tratamento imaginei várias coisas, tive e tenho muitas dúvidas ainda. Cada dia surge uma questão nova. No início ficava preocupada com meu cabelo de como seria se ele caísse.  Fiz a opção da touca térmica que falei em outro post.

Para mim não foi tão eficaz porque meu cabelo caiu mais em cima da cabeça e numa região só. Fiz a opção depois do segundo ciclo da "vermelha" em raspar,  usar a peruca e acessórios como lenços e turbantes. E falo que foi libertador raspar meu cabelo. Passei a me ver como realmente sou sem, literalmente nenhuma máscara. Estou utilizando shampoo e condicionador de neném. Aqueles neutros porque o perfume pode enjoar.

Outra coisa que faço praticamente todo dia é me maquiar! Um lápis preto no olho levanta qualquer astral. Mas, uma dica que dou é que usem somente seus produtos e olhem sempre a validade deles, porque nossa pele fica muito sensível. E procurem produtos hipoalergênicos.

E quanto as unhas??? Uma das minhas primeiras perguntas. Como seria? Não poderia fazer nada? Então, durante o tratamento não devemos tirar a cutícula porque podemos nos machucar e dar margem para alguma infecção.  Estou utilizando um redutor de cutículas que amolece e vai tirando naturalmente e eu mesma faço isso. Comprei lixa, palito, alicate (uso somente em caso de ter alguma pelinha solta), esmalte hipoalergênicos nas cores clarinhas tipo nude, renda. Montei meu próprio kit que levo na manicure só para esmaltar! Não poderia ficar sem fazer!!!

Mas, observem sempre suas unhas, porque podem sofrer alguma alteração durante o tratamento como escurecer e ficarem manchadas. E sempre perguntem a seu médico se podem fazer, porque cada caso é um caso!

Quanto a minha pele, ela está muito ressecada, principalmente as mãos e os pés. Então, é necessário muita hidratação com água  e estou utilizando por orientação do meu médico oncologista um  creme da Neutrogena que é hidratante corporal intensivo sem fragrância ai passo depois do banho no corpo todo e várias vezes nos pés e mãos rs. Tem sido um ótimo aliado e esse não era um hábito que eu tinha ... e tem dado certo porque ele não mela a pele. Uma dica é não usarem hidratantes neste momento tipo natura, avon pois, além do perfume forte eles não são indicados nesta fase.

Quanto aos cuidados com a higiene bucal, tenho feito a escovação sempre após cada alimentação primeiro que nosso paladar muda, as vezes fica sem gosto nenhum outro momento com um gosto de ferro. E também porque fica muito sensível nossa gengiva.

Antes de iniciar o tratamento fiz uma consulta com minha mega ultra amiga de longa data Dr. Juliane Prenassi (ah eu sou sortuda. Tenho uma linda dentista que me socorre sempre.  Amo vc amiga!) Ela fez uma limpeza e olhou se precisava fazer alguma coisa. Naquele momento não foi preciso.  Mas, já me socorreu algumas vezes.

Por indicação da Mazinha, tenho feito bochecho com bicarbonato de sódio e é um ótimo aliado neste momento além de cicatrizar algumas eventuais aftas ou feridinhas que podem acontecer e ajuda a prevenir e melhorar o hálito também.

Quanto minha alimentação fiz também no início do tratamento uma consulta com a linda nutri Priscilla Goretti que atende na Neoclinica. Ela me passou um plano alimentar que tem sido um excelente aliado, pois tenho mantido meus índices do exame de sangue sem sofrer muita alteração. Já fiz outra consulta semana passada para ajustar algumas coisas, pois já estou sentindo as alterações no meu peso devido o uso dos antialérgicos  (corticoides) que venho tomando para prevenir alguns efeitos colaterais da quimio.  Meu rosto já está igual uma bolacha trackinas 😅😅😅 Porque além de reter líquido o uso de corticoides aguça a fome para carboidratos. 

Tem dia que fico sem fome e tem dias que como sem parar, por isso é importante se auto conhecer e prestar muita atenção nestes momentos de gula... afinal comer é muito bom né.  Aí que entra a ajuda da família para te alertar e voltar a comer as comidinhas saudáveis (muita fruta legumes verduras ovos e carne branca) lembrando sempre de higienizar!

Ah durante a quimio fuja do sol porque pode deixar a pele manchada. Esse tem sido minha maior dificuldade pois amo sol!!! Mas tudo por uma boa causa, não é? Vou ter muito tempo para curtir meu amado sol!

Acima de tudo pergunte tudo ao seu médico, ele sempre vai te responder todas as suas dúvidas e dizer o é melhor para cada um.  Lembrando sempre que cada caso é um caso!

Uma dica que tem me ajudado bastante é que tenho feito uma lista de dúvidas no bloco de notas do celular e vou enumerando para quando chegar na consulta não esquecer nadinha.

Espero ter contribuido um pouquinho com algumas dúvidas que tive até o momento.

Acredite na energia! Beijos fraternos no coração de todos vocês.

E lembrem : compartilhem a página
Blog: acreditenaenergia.blogspot.com.br
Face: Acredite na Energia
Instagram: @acreditenaenergia
Por Jeanne Sarchis 💗
Edição Rafael Sarchis e Fernanda Rangel 💚





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Logo depois...

Sai da clínica com a sensação de que estava tendo um sonho ruim. Achei que iria acordar em algum momento e tudo teria passado. Querendo muito o colo de minha mãe, mas infelizmente ela já está no plano espiritual há 11 anos. Então, corri para os braços de minha vizinha amada Lena, que é também minha mãe nas horas boas e difíceis. Só pensava e agora? Meus filhos? Meu marido? Minha família? Uma doença desconhecida para mim, cheia de estigma, cheia de dor...  Nesses 22 dias de exames até o diagnóstico confesso que foram muito piores do que saber que se tratava de câncer de mama.  Sai depois do diagnóstico cheia de exames para fazer só que agora para iniciar a quimioterapia. Ultrassom do abdômen total, exame de sangue, tomografia do tórax com contraste de iodo, cintilografia óssea e mais outro exame complementar nos fragmentos da biópsia. Todos os exames me reviraram do avesso... Buscando novas opiniões... Como de praxe resolvemos consultar outras opiniões médicas...

Ano novo, hora de iniciar a segunda fase do tratamento!

Depois de alguns dias recarregado as energias, estou aqui de volta a rotina. Só que agora uma rotina diferente.  Hoje retornei ao Dr. Bruno (mastologista) e fiz mil pergunta. Ele com toda sua calma me disse uma coisa de cada vez, tudo a seu tempo. Amanhã inicio a segunda fase do tratamento.  Sendo que agora será semanal. Confesso que estou ansiosa... tudo novo de novo! Mas, sei que o mais difícil já passou. Meus exames de sangue  estão todos dentro do esperado e meu exame cardiológico está tudo ok, sem nenhuma alteração depois das sessões da quimio vermelha da primeira fase. Agora é entrar nesta etapa mais confiante que na primeira, pois sei que apesar de ser semanal já estou na metade do caminho e em breve estarei a aqui comunicando minha cura. 2018 será também um ano de muitas emoções! Minha consulta hoje me ajudou a  diminuir minha ansiedade e me fez lembrar de não pensar no todo e sim em um passo de cada vez, um dia após o outro, semana a semana e mês a ...

A importância de manter a auto estima

Desde que iniciei meu tratamento de quimioterapia e por aconselhamento médico tive que me afastar da minha atividade de trabalho para que pudesse resguardar minha saúde e também que minha imunidade não caísse. Comecei a ficar em casa e decidimos eu e meu esposo que não poderia parar de tudo. Então, redefinimos as funções da nossa empresa e montei "meu escritório" em casa. Acordo e faço tudo no meu tempo e condição física. Mas, simplesmente não vou e resolvo as pendências da empresa.  Levanto e me arrumo como fosse sair para trabalhar. Me arrumo mesmo! Coloco roupa de sair, maquiagem e escolho qual turbante colocar. Gente, isso faz uma diferença enorme pro ego, não dá oportunidade para o desânimo chegar. No início meus filhos perguntavam: “Mãe, você vai sair?” E eu dizia: “Não. Vou ficar em casa mesmo.” E eles não entendiam nada. Me arrumo para mim mesma, para me sentir bem, bonita e não deixar a tristeza chegar. Às vezes, acordo cansada principalmente após as ses...